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terça-feira, 24 de janeiro de 2012

24 de JANEIRO - DIA DO APOSENTADO. Desde o ano 2000, a política de aumento da aposentadoria privilegia quem ganha o piso previdenciário, que corresponde ao salário mínimo (R$ 622)., quem ganha mais que o mínimo sofre com reajustes iguais à inflação, o que prejudica o poder de compra dessa fatia da sociedade. (HERANÇA MALDITA DO FHC E FRAUDE MORAL DO LULA QUE NADA FEZ PARA CONSERTAR ESSA DISPARIDADE)



Nesta terça-feira (24), comemora-se o Dia do Aposentado. Apesar de existir uma data específica para o trabalhador que já deixou a ativa, não há muito o que comemorar entre aposentados e pensionistas porque os reajustes foram modestos, sobretudo para aqueles que ganham mais de um salário mínimo (R$ 622). Veja na tabela abaixo o tamanho do aumento do seu benefício nos últimos 14 anos.


Outros obstáculos para os aposentados são os entraves e as burocracias e o número insuficiente de funcionários e médicos peritos nas agências da Previdência para atender quem já parou de trabalhar, segundo o advogado Theodoro Vicente Agostinho, do escritório Raeffray Brugioni Advogados.

Desde o ano 2000, a política de aumento da aposentadoria privilegia quem ganha o piso previdenciário, que corresponde ao salário mínimo (R$ 622).


A meta é reduzir a desigualdade econômica e social e oferecer melhor distribuição de renda para população, mas quase todo ano, quem ganha mais que o mínimo sofre com reajustes iguais à inflação, o que prejudica o poder de compra dessa fatia da sociedade.


(NIVELANDO POR BAIXO)

Com isso, o ganho real entre quem ganha mais que um salário mínimo e os aposentados que ganham o piso (R$ 622) já acumula uma diferença de 91% entre 2000 e 2012.

Em outras palavras, quem ganha o salário mínimo vem ganhando poder de compra ao longo dos anos, enquanto quem ganha mais que o salário básico é prejudicado porque tem reajustes no mesmo nível da inflação.


A Previdência paga, todo mês, R$ 21 bilhões a aproximadamente 29 milhões de aposentados e pensionistas. Só em São Paulo são 6,5 milhões de beneficiários, que recebem R$ 6 bilhões dos cofres públicos.

Ano INPC Reajuste dos Benefícios > 1 SM Reajuste Salário Mínimo Ganho Real dos Benefícios > 1 SM Ganho Real dos Benefícios = 1 SM (Piso Salarial) Diferença entre o ganho real dos Benefícios > 1 SM e do Piso Salarial
1999 3,19% 4,61% 4,62% 1,38% 0,71% -0,66%
2001 7,73% 7,66% 19,21% -0,06% 12,17% 12,25%
2000 5,34% 5,81% 11,02% 0,45% 5,39% 4,92%
2002 9,03% 9,20% 11,11% 0,16% 1,26% 1,10%
2003 20,44% 19,71% 20,00% -0,61% 1,23% 1,85%
2004 4,57% 4,53% 8,33% -0,04% 1,19% 1,23%
2005 6,61% 6,36% 15,38% -0,23% 8,23% 8,49%
2006 3,21% 5,01% 16,67% 1,74% 13,04% 11,10%
2007 3,30% 3,30% 8,57% 0,00% 5,11% 5,11%
2008 3,97% 5,00% 9,21% 0,99% 4,04% 4,01%
2009 5,92% 5,92% 12,05% 0,00% 5,79% 5,79%
2010 3,45% 6,14% 9,68% 2,60% 6,02% 3,33%
2011 6,46% 6,50% 6,86% 0,04% 0,38% 0,34%
2012 6,08% 6,08% 14,13% 0,00% 7,59% 7,59%
*Diferença entre o ganho real dos benefícios maior que um salário mínimo e do piso salarial entre 2000 e 2012 é de 91%.
Fonte: economista Rodrigo Augusto de Lima

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